Bolo de aniversário simples

Quantos de vocês já pensaram que em vez de ir comprar um bolo de aniversário, o podiam fazer em casa com toda a tranquilidade e se divertirem com isso.

Eu tenho a certeza de que se vão divertir com esta receita.

Experimentem, sigam as dicas, e não tenham medo de errar, porque não tem necessariamente de correr logo bem à 1ª vez. Façam com calma e vão ver que será um sucesso, seja entre amigos ou famíla.

Cumprimentos.


Ingredientes (base)
6 Ovos
1 colher de café de fermento em pó
200 g de Açúcar
125 g de Farinha
80 g de Amêndoa em pó (pode optar por triturar amêndoas inteiras)

Ingredientes (recheio e decoração)
2 Pacotes de Natas (400 ml)
6 colheres de sopa de açúcar (transformar em pó – sai mais barato do que comprar)
Morangos
Ananás em calda
Calda do ananás

Preparação (base)
Antes de tudo abra a lata do ananás, reserve a calda do mesmo e deixe a escorrer umas fatias de ananás, para que o líquido que o mesmo contêm, quando em contacto com o chantilly, não o volte a deixar líquido.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa taça grande, coloque o açúcar e parta os ovos um a um, verificando se os mesmos estão bons. Com a batedeira eléctrica e aumentando a velocidade, bata até duplicar o volume e ficar um creme fofo. Esta operação pode demorar entre 5 a 6 minutos, dependendo do equipamento.

Misture a farinha, o fermento e a amêndoa em pó muito bem, antes de colocar no preparado anterior. Verta nos ovos e envolva delicadamente, para não perder as bolhas de ar criadas durante o batimento dos ovos com o açúcar.

No fim desta operação, unte a forma de bolos com margarina, coloque a folha de papel vegetal e volte a untar o papel mais um pouco para que o bolo não agarre. Verta o preparado na forma e gire-a um pouco para que a massa fique bem espalhada pelos lados.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos, se o mesmo tiver ventilação. Caso o forno seja sem ventilação acrescente mais 10 minutos. Verifique a cozedura do bolo aos 15 minutos, picando com um palito comprido dois a três pontos diferentes, observando se o mesmo não tem massa agarrada.

Preparação (recheio)
Moa o açúcar com uma picadora ou outro sistema que lhe permita desfazer ao máximo os grão do mesmo em pó. Reserve.

Bata as natas, atenção que devem estar frias, até ficarem firmes. De seguida adicione o açúcar e volte a bater em velocidade mínima só para envolver bem. Coloque no frio até ser utilizado.

Corte o ananás em pedaços e os morangos em metades.

Finalizar (decoração)
Depois de o bolo estar cozido, deixe-o arrefecer dentro do forno com a porta aberta. Deixe arrefecer completamente. Desenforme-o com a ajuda de um prato e corte ao meio no sentido longitudinal (do comprimento).

Humedece a base com um pouco da calda de ananás para o tornar ainda mais saboroso e também para que não fique tão seco. Não exagere nesta operação, para que não tenha uma base encharcada em calda (veja o vídeo).

Para rechear a base, coloque chantilly suficiente e o ananás cortado em pedaços. Cubra com a outra metade do bolo. De seguida cubra todo o bolo com chantilly e decore-o com os morangos ao seu gosto.

Use a imaginação.

Divirtam-se e deliciem-se.
Bolo de aniversário -- clique aqui para ver a receita em PDF

This entry was posted in Doces and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Bolo de aniversário simples

  1. susana says:

    hami hamiii,
    já engordei 10kg só de ver a receita, pena não avisares para ir provar essa delícia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam