Dourada assada no forno

Sabe bem ir à praça num Sábado de manhã e olhar para as bancadas cheias de peixe fresco, alguns ainda se mexem, e pedir ao peixeiro que me pese uma bela dourada e me arranje logo. Assim evito ter de limpar as escamas em casa, fica lá tudo.

Agora o melhor ainda é preparar este excelente prato! Uma dourada assada no forno acompanhada com batata, também ela assada.

Espero que gostem, especialmente aqueles que nunca variam muito a maneira de fazer peixe, aqui está uma boa alternativa.

Divirtam-se.
Saudações gastronómicas.


Ingredientes

1 Dourada (aprox. 700 g)
2 Cebola média
3 dentes de Alho
2 a 3 tomates maduros (sem sementes)
1 copo de vinho branco
1 pimento vermelho
10 a 12 batatas pequenas para assar (sem pele)
Sumo de 1 Limão
Raminho de salsa pequeno (alternativa um pouco de salsa picada congelada)
Azeite, Sal e Pimenta branca a gosto

Preparação:

Quando comprar o peixe peça para lhe limpar o mesmo das escamas e da tripa.

Prepare logo as cebolas e os tomates, cortando as cebolas em meias luas e os tomates em pequenos pedaços. Lamine também o pimento vermelho já livre das sementes. Reserve-os.

De seguida faça uns cortes no lombo, na diagonal. Salpique o peixe com sal para que ele tome de gosto. Deixe-o assim por 30 minutos.

No fundo do tabuleiro para ir ao forno, coloque parte das rodelas de cebola. Regue com um pouco de azeite por cima.

De seguida coloque o peixe na tábua e lamine um dos dentes de alho e coloque dentro dos cortes o alho laminado. Por dentro da barriga introduza o ramo de salsa ou a alternativa (salsa picada congelada). Isto ajudará a aromatizar o peixe. Coloque o peixe por cima da camada de cebola.

Agora cubra o peixe com o tomate, o pimento vermelho, e a restante cebola mais os dentes de alho. Tempere com a pimenta branca moída, um pouco de sal, e regue tudo com o sumo do limão.

Escorra a água das batatas, e salpique-as com um pouco de sal para tomarem de gosto, colocando-as de seguida à volta do peixe. Regue tudo com um bom fio de azeite e com o copo de vinho branco. Não se esqueça de pré-aqueçar o forno a uns bons 200ºC.

Cubra o tabuleiro com uma folha de alumínio, para que quando todo o molho começar a borbulhar, o vapor que é libertado dê um valente apertão não só às batatas, bem como à polpa do peixe mais junta à espinha. Quando borbulhar deixe estar tapado uns bons 20 minutos.

Após os 20 minutos, destape o tabuleiro e deixe assar por uns bons 30 a 40 minutos. Um truque excelente para que não fiquem agarrados ao tempo, e porque pode demorar mais um pouco, é ao fim dos 40 minutos picar as batatas com um garfo e perceber se elas estarão assadas. O peixe não se queimará porque está protegido com os tomates e os pimentos. Vá verificando.

Não se esqueça de ir regando as batatas e o peixe com o molho para que não fique demasiado secos.

Espero que apreciem.
Divirtam-se e deliciem-se.

Dourada assada forno -- clique aqui para ver a receita em PDF

This entry was posted in Peixe and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Dourada assada no forno

  1. sonia marczuk says:

    Bom dia meu marido adora pescar e todos dias la vem peixes e mais peixes, peixe assado peixe frito ensopado rsrsrsr enfim pensei vou fazer um peixinho frito, depois pensei não um assado, mas queria algo não meu e assim estou eu vendo receitas e vejo a sua olho pro frigorico sem tomate, sem cebola ola ola, la vou eu 11:30 correr buscar e deixei seu video a falar rsrsrs retornei e replay rsrsrs bom montei o minha forma uma maior que seu pirex rsrsrsr achei melhor penso rsrsrsr agora esta no forno e tudo conometrado se eu tivesse pensado antes não daria o tempo tão exato, se tudo correr bem 13:00 esta pronto rsrsrsr bjnhos grato pela ideia. ah ja tinha o peixe temperado antes com limão sal ok, valeu amigo distante……… vou ver outras receitas tuas…………….

    • chef says:

      Obrigada pelo seu comentário cara Sónia.
      Ainda bem que lhe deu outra sugestão de como fazer o peixe.

      Espero ver mais comentários e opiniões seus e quem sabe de seus amigos também. Partilhe com eles o meu blog, em especial para aqueles que querem aprender a cozinhar ou aqueles que não o fazem por preguiça :)

      Cumprimentos do chef
      Sérgio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam