Choquinhos fritos à Algarvia

Existe uma coisa que todas as pessoas sabem, e qual é? Que os olhos comem mais que a barriga, certo! Então deixem que vos diga que neste prato é comer até fartar, pois esta receita é um autêntico pitéu.
Aconselho que os chocos sejam pequenos.

De realçar que existe a receita de chocos com tinta fritos, outro petisco fantástico, mas que por razões de logística…hehe..não foi possível fazê-la.

Assim adquiri uma embalagem de choquinhos já limpos e congelados. De realçar que ficam igualmente bons, mas se puderem comprar os chocos frescos, então melhor ainda.

Deixo-vos aqui a receita e que pode ser acompanhada com batata-frita e salada, ou então com uma batata cozida (prefiro esta última).

Espero que gostem e se divirtam!
Cumprimentos.

Ingredientes

600g de chocos limpos, dos pequenos, usei congelados
7 dentes de Alho
Azeite a gosto
2 folhas de louro
2 piri-piri ou 1 malagueta (conforme preferência)
2 colheres de sopa de salsa picada
Sal quanto baste

Preparação:

Descongele os choquinhos. De seguida salpique os mesmos com pouco sal. Não exagere.

Entretanto numa frigideira anti-aderente coloque o azeite a aquecer em lume brando, ao mesmo tempo que dá um golpe nos alhos com casca.
Junte os alhos ao azeite já quente para que o mesmo absorva todo o sabor do alho, e mexa.

Pique os piri-piris grosseiramente e adicione ao azeite e alho. Deixe o azeite tomar de gosto desta pequena mistura e de seguida coloque os choquinhos.

Mantendo o lume brando, mexa um pouco os choquinhos, e quando começar a formar uma água, típica da libertação da mesma pelos chocos, tape a frigideira e deixe estufar cerca de 10 minutos.

Após esse tempo, destape a frigideira, aumente o lume para o máximo e deixe evaporar toda a água até ficar só com o azeite. Quando chegar a este ponto, desligue o lume, polvilhe com a salsa e mexa. Se preferir pode adicionar sumo de limão no final.

Acompanhe com uma salada de alface, batata-frita ou batata cozida

Divirtam-se e deliciem-se.

choquinhos_algarvia -- clique aqui para ver a receita em PDF

This entry was posted in Peixe, Petiscos and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam